segunda-feira, 26 de maio de 2014

10 dicas simples para regular o intestino

Se você sofre de prisão de ventre ou outros problemas provenientes do intestino esse artigo pode ajudar você.

As mulheres, de modo geral, são as que mais sofrem com problemas intestinais. Segundo estudos recentes, 1/3 das mulheres tem problemas de prisão de ventre.

A boa notícia é que é possível, com pequenas mudanças nos hábitos alimentares, em alguns casos,  regular o funcionamento do intestino.

10 dicas simples para regular o intestino


  1. Fazer exercícios: A prática de exercícios físicos simples, como por exemplo: a caminhada, já ajuda os movimentos peristálticos colaborando para o bom funcionamento do intestino.
  2. Comer devagar: a saliva possui substâncias próprias para ajudar a digestão, por isso, quanto mais tempo você mastigar melhor vai ser a absorção dos nutrientes e a sua digestão.
  3. Alimentos com Fibra: A ameixa, os legumes e frutas (in natura) de modo geral possuem grande quantidade de fibras que ajudam ao tráfego intestinal. É fundamental começar a aumentar as doses de fibra em sua dieta atual.
  4. Quinoa: A Quinoa é um cereal que tem ação benéfica e pode ser consumida para ajudar a tratar problemas de prisão de ventre.
  5. Iogurte: Nesse alimento existem bactérias que ajudam a regularizar a flora intestinal e controlar o PH da mucosa do intestino
  6. Evitar alimentos industrializados: Quase todos os alimentos refinados e industrializados perdem muitas fibras no processo e por isso devem ser evitados.
  7. Água: Essa dica todo mundo já sabe, mas poucos fazem. É fundamental a ingestão de 2 litros  de água por dia, para ajudar o processo digestivo.
  8. Evitar o Leite: A lactose, que é uma proteína importante no leite, pode causar prisão de ventre em muitas pessoas com  um certo grau de intolerância a essa substância. Se você está sofrendo de gases, inchaço abdominal e prisão de ventre, experimente suspender por 1 semana a ingestão do leite e seus derivados e veja como seu corpo reage. 
  9. Evitar estresse: Alguns pessoas tem o intestino como ponto nervoso e situações de estresse podem desencadear problemas intestinais. Fique atenta!
  10. Consulte um Gastroenterologista: Se você tiver utilizado essas dicas e não melhorar procure um gastro para que possa fazer uma verificação mais profunda.